Image Map

07 maio 2014

Suas competências técnicas podem lhe demitir

Por Maria Claudia Correia – Gerente da GUAPO RH

Profissionais cada vez mais buscam rechear sua carreira com as competências técnicas. Mas será que isso basta para lhe manter empregado?
Com os efeitos da globalização as informações chegam a todos com a maior facilidade e a tecnologia tem sido um grande aliado. Mas o conhecimento nunca ficará para traz da tecnologia e um currículo sem essas informações, certamente deixará o profissional fora do mercado de trabalho.

Mas na prática do mercado de trabalho não é bem esse o discurso. Muitas empresas tem se preocupado bastante em buscar os seus “Talentos” que dominam no mínimo um idioma estrangeiro, a tecnologia e seus repletos cursos de especialização e formação acadêmica vinculada à experiência profissional.
Então o inexplicável acontece e o profissional é demitido! Qual a explicação para aqueles que vendiam bem, batia meta, era pontual, conhecia muito bem a tecnologia da empresa e dominava tudo que fazia?
Surge a explicação: a competência comportamental não condiz com a missão, visão e valores da empresa. Os profissionais não devem apenas rechear a sua carreira com as competências técnicas, mas incluir e praticar também as comportamentais. Afinal, o conhecimento técnico contrata e pelo comportamental demiti-se. Seguem algumas dicas:
1 - Fuja da arrogância. Isso o afasta das pessoas que podem cooperar e contribuir com o resultado do seu trabalho.
2 - Pare de reclamar de tudo e culpar os outros por aquilo que não consegue ter êxito. Busque soluções para os problemas.
3 - Tenha iniciativa. Não espere uma ordem do seu chefe para fazer aquilo que já sabe e pode se antecipar.
4 - Seja criativo. Veja com bons olhos as mudanças, faça network e certamente terá boas ideias e oportunidades.
5 - Bom senso em tudo nunca é demais. Não permita que a ética ande na contra mão da sua carreira profissional e principalmente da sua vida enquanto ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário