Por Maria Claudia Correia – Gerente
da GUAPO RH
Profissionais cada vez mais
buscam rechear sua carreira com as competências técnicas. Mas será que isso
basta para lhe manter empregado?
Com os efeitos da globalização
as informações chegam a todos com a maior facilidade e a tecnologia tem sido um
grande aliado. Mas o conhecimento nunca ficará para traz da tecnologia e um
currículo sem essas informações, certamente deixará o profissional fora do
mercado de trabalho.
Mas na prática do mercado de
trabalho não é bem esse o discurso. Muitas empresas tem se preocupado bastante
em buscar os seus “Talentos” que dominam no mínimo um idioma estrangeiro, a
tecnologia e seus repletos cursos de especialização e formação acadêmica
vinculada à experiência profissional.
Então o inexplicável acontece e o profissional
é demitido! Qual a explicação para aqueles que vendiam bem, batia meta, era
pontual, conhecia muito bem a tecnologia da empresa e dominava tudo que fazia?
Surge a explicação: a
competência comportamental não condiz com a missão, visão e valores da empresa.
Os profissionais não devem apenas rechear a sua carreira com as competências
técnicas, mas incluir e praticar também as comportamentais. Afinal, o
conhecimento técnico contrata e pelo comportamental demiti-se. Seguem algumas
dicas:
1 -
Fuja da arrogância. Isso o afasta das pessoas que podem cooperar e contribuir
com o resultado do seu trabalho.
2
-
Pare de reclamar de tudo e culpar os outros por aquilo que não consegue ter
êxito. Busque soluções para os problemas.
3
-
Tenha iniciativa. Não espere uma ordem do seu chefe para fazer aquilo que já
sabe e pode se antecipar.
4
-
Seja criativo. Veja com bons olhos as mudanças, faça network e certamente terá
boas ideias e oportunidades.
5
-
Bom senso em tudo nunca é demais. Não permita que a ética ande na contra mão da
sua carreira profissional e principalmente da sua vida enquanto ser humano.
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