Image Map

08 maio 2014

APRENDA A CRIAR SEU CURRICULO!

O currículo é o espelho do profissional e por essa razão é de fundamental importância que ele transpareça de forma verdadeira e positiva o profissional, logo, partindo dessas premissas estaremos dando dicas de como deixar o seu currículo mais apresentável e profissional, aumentando assim as suas chances de ingressar na área que almeja.


1. NÃO POLUA SEU CURRÍCULO

Algumas informações no cabeçalho como nome completo, telefone, e-mail, idade e bairro onde reside são indispensáveis, você pode também informar se tem filhos ou habilitação se julgar necessário, mas tudo de forma organizada. 
Ex:.




NOME COMPLETO
Endereço / Idade / Telefone
Filhos* / Habilitação*
E-mail


Após isto, vamos aos tópicos fundamentais do currículo:

1.1 Objetivo ou Cargo de Interesse?

Bom, a maioria das pessoas interpretam "objetivo" como "O que a empresa deseja de mim?", quando na verdade a palavra objetivo no currículo poderia ser substituída pela expressão "CARGO DE INTERESSE", desta maneira a triagem seria feita de forma eficaz garantindo a satisfação do candidato indicando-o para uma vaga que realmente ele tem interesse. Portanto após o cabeçalho inserimos o tópico CARGO DE INTERESSE. 
Ex:. 
CARGO DE INTERESSE
  • Auxiliar administrativo, assistente administrativo e técnico em administração.
Feito isto vamos ao próximo passo!

1.2 Formação Acadêmica

Nesse tópico você descreverá a sua escolaridade. Se você tem curso técnico é dispensável colocar "Ensino Médio Completo" a menos que o ensino técnico fosse correlato ao ensino médio o que no caso passaria para "Ensino Médio Técnico em (área específica)". O mesmo ocorre caso você esteja fazendo faculdade pois o pré-requisito para realizar um curso técnico ou uma graduação é ter o ensino médio completo. Daí você pode se perguntar o porque dessa alteração no currículo, vamos lá, você é um Gerente Administrativo de uma grande empresa brasileira e possui MBA, mestrado e doutorado, qual a necessidade de informar seu ensino médio completo? Nenhuma! O espaço que estaria essa informação será utilizado mais tarde. 
Ex:.
FORMAÇÃO ACADÊMICA
  • Graduação em Administração - Faculdade Visconde de Cairu, 2008.
  • MBA em Gestão de Projetos - Universidade Salvador,2010.

1.3 Experiências profissionais

Nessa fase do currículo, você irá descrever suas experiências profissionais. Vamos ao exemplo:

EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS
EMPRESA: Guapo Recursos Humanos
CARGO: Analista de Recursos Humanos
FUNÇÃO: Executar tarefas ligadas à área de Recursos Humanos de empresa. Participar do levantamento e análise de necessidade, executar atividades pré-estabelecidas pelos seus superiores para implantação e/ou desenvolvimento de plano de carreira, programas de treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, plano de benefícios, segurança do trabalho, etc.

É de total importância você descrever no campo "Função" todas as suas atividades desenvolvidas no cargo em questão, uma simples palavra pode determinar a sua participação ou não em um processo seletivo. 

1.4 Cursos de Aperfeiçoamento

Aqui você descreverá os cursos realizados por você, simples!
Ex:

  • Escopo e Gerenciamento de Projetos -FGV Online, 2013.

Seguindo estes passos você terá um currículo profissional com visual limpo e objetivo. Veja abaixo o currículo pronto!


NOME COMPLETO
Endereço / Idade / Telefone
Filhos* / Habilitação*
E-mail


CARGO DE INTERESSE
  • Auxiliar administrativo, assistente administrativo e técnico em administração.

FORMAÇÃO ACADÊMICA



  • Graduação em Administração - Faculdade Visconde de Cairu, 2008.
  • MBA em Gestão de Projetos - Universidade Salvador,2010.



EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS 
EMPRESA: CARGO: FUNÇÃO: 
CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO
  • Escopo e Gerenciamento de Projetos -FGV Online, 2013.

2. NUNCA MINTA DO SEU CURRÍCULO

Colocar informações falsas em um currículo, deixa uma impressão ruim do profissional e como diz o ditado "mentira tem perna curta" na área de recursos humanos esse ditado se cumpre sempre. 

3. NÃO DESANIME

Se você tem ciência das suas qualidades, não desanime nunca ao receber um NÃO, procure sempre qualificar-se , pois com boa qualificação você pode acabar se surpreendendo com as oportunidades que podem surgir.

O símbolo * significa "não obrigatório"

Um comentário: